Gustave Courbet | Biografia

Biografia do pintor realista Gustave Courbet

A vida de Gustave Courbet, biografia de Gustave Courbet

Auto-Retrato

Auto-Retrato

Veja também:
Obras de Gustave Courbet

Jean-Desiré Gustave Courbet nasceu em Ornans, França, no dia 10 de junho de 1819. De uma abastada família de proprietários rurais, interessa-se desde cedo pelo desenho e pela política. Em 1840, muda-se para Paris, onde opta por não frequentar a tradicional Academia de Arte, preferindo cursos livres como os da Académie Suisse.

A partir de 1844, Gustave Courbet passa a utilizar em suas obras uma espátula de aço, com a qual empasta generosamente a tinta sobre a tela. Gustave Courbet pinta de modo instintivo, com grande destreza. Gradativamente, vai abandonando o romantismo de suas primeira telas, e passa a se interessar pelo mundo concreto e visível. Pinta personagens de sua própria época, bem como motivos políticos e sociais. Gustave Courbet torna-se um dos principais nomes do movimento realista.

Em 1855, na Exposição Universal de Paris, diversos quadros de Gustave Courbet são recusados pela organização do evento, dentre eles “Enterro em Ornans” e “O Atelier”. Gustave Courbet então manda construir uma pequena casa próxima à Exposição, onde inaugura o “Pavilhão do Realismo“. Com 41 quadros, a mostra é financiada pelo próprio artista.

Nos anos seguintes, graças a amigos influentes, como o marchand Bruyas, Gustave Courbet desfruta de uma vida tranquila e financeiramente estável. Pinta principalmente paisagens e nus femininos. Em 1871, no entanto, Gustave Courbet envolve-se nos episódios da Comuna de Paris (governo revolucionário operário e socialista que comandou Paris por cerca de 40 dias).

Com a derrota da Comuna, o pintor, que durante o episódio atuou como presidente da Comissão dos Artistas, é responsabilizado pela destruição de um monumento histórico, a coluna napoleônica da Praça Vendôme. Condenado a pagar as despesas astronômicas de restauração do monumento, Gustave Courbet busca asilo político na Suíça. Morre neste país, em La Tour de Pailz, de cirrose hepática, no dia 31 de dezembro de 1877.

Mais informações sobre Gustave Courbet

Análises de obras de Gustave Courbet

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Close
Facebook login by WP-FB-AutoConnect