John Constable | Biografia e Obra

Biografia do pintor John Constable contada através de seus quadros, obras de Constable

10 pinturas escolhidas para falar sobre a biografia do artista inglês John Constable

Auto-Retrato, 1806

Auto-Retrato, 1806

John Constable nasceu no dia 11 de junho de 1776, em Suffolk, na Inglaterra, e faleceu no dia 31 de março de 1837, em Londres.

Seu pai, Golding Constable, era um próspero moageiro. Em 1816, John Constable casou com Maria Bicknell.

É considerado um dos maiores paisagistas do movimento romântico, e sua obra influenciou os impressionistas franceses.

De 1 a 10, a biografia de Constable contada através de suas obras:

• 1. Dedham Chucr and Vale (1800): Constable trabalhou um tempo com o seu pai, cuidando de moinhos de vento. Neste ofício, aprendeu a prever fenômenos meteorológicos, bem como a observar o clima e o céu. Ingressou em 1799 na Royal Academy, em Londres. Desde o início, fez da natureza o seu tema principal.

Dedham Church and Vale, 1800

Dedham Church and Vale, 1800

• 2. East Bergholt Rectory (1810): inicialmente, suas obras não foram bem aceitas pela Academia. A forma como Constable pinta e o seu registro da cor influenciaria, mais tarde, o movimento impressionista, mas nesta época, não se enquadrava nos padrões acadêmicos. Além de certo desdém de pintores e mecenas, Constable sofre com a oposição da família às suas atividades.

East Bergholt Rectory, 1810

East Bergholt Rectory, 1810

• 3. Boats on the Stour (1811): além de ter seu talento constantemente questionado, Constable preferia a pintura de paisagem a todas as outras. Em seu tempo, paisagens eram consideradas um tipo de pintura menor, frente principalmente à pintura histórica. Até o final de sua vida, Constable lutaria para mudar este pensamento, pintando, redigindo artigos e proferindo palestras.

Boats on the Stour , 1811

Boats on the Stour , 1811

• 4. The Mill Stream (1815): embora sua estética o aproximasse do impressionismo, a forma como Constable registrava a natureza era essencialmente romântica. Interessava-o os seus sentimentos em relação a paisagem, especialmente as recordações do bucólico em seu vilarejo natal. Apreciava a grandiosidade da natureza, mas sua pintura era mais austera do que a de outros paisagistas românticos, como William Turner.

The Mill Stream, 1815

The Mill Stream, 1815

• 5. Boat Building (1815): Constable possuía o hábito da pintura ao ar livre – uma tendência que, mais tarde, seria cara aos impressionistas. Desenhava diretamente com óleo sobre tela, ou produzia rascunhos que posteriormente eram levados ao seu atelier. “Boat Building” foi pintada inteiramente ao ar livre.

Boat Building, 1815

Boat Building, 1815

• 6. Maria Bicknell (1816): o pai de Constable faleceu em 1816. A herança deixada proporcionou ao pintor segurança financeira, e a oportunidade de constituir uma família. Casou no mesmo ano com Maria Bicknell. Viveram juntos até a morte de Maria, em 1828.

Maria Bicknell, 1816

Maria Bicknell, 1816

• 7. Weymouth Bay (1816) : diferente de outros pintores românticos, Constable não apreciava viajar. Pintava somente a paisagem britânica, em especial a sua região natal. Para ele, o prazer máximo estava em descobrir temas preciosos no mundo ao seu redor, na paisagem cotidiana, que estava sempre em transformação, devido a mutabilidade da luz. Igualmente, Constable recusou-se a ir estudar pintura fora do país.

Weymouth Bay, 1816

Weymouth Bay, 1816

• 8. A Carroça de Feno (1821): com esta obra, Constable alcança notório reconhecimento, inclusive internacional. Sua obra é vista com renovado interesse e alcança bons preços no mercado. “A Carroça de Feno” é aceita no Salão de Paris de 1824, e garante uma medalha de ouro para o seu realizador. Elogia-se a sua rica textura e sua vasta gama de cores. Conta-se que, após ver este quadro, Eugène Delacroix repintou o fundo de sua obra “O Massacre de Quío”, exposta neste mesmo Salão.

A Carroça de Feno, 1821

A Carroça de Feno, 1821

• 9. Seascape Study with Rain Cloud (1827): A partir do Salão de 1824, a carreira artística de Constable obtém cada vez mais destaque. Em 1828, passa a fazer conferências e lecionar pintura na Royal Academy of Art. No ano seguinte, é aceito como membro desta mesma academia.

Seascape Study with Rain Cloud

Seascape Study with Rain Cloud

• 10. Salisbury Cathedral From the Meadows (1831): Constable era apaixonado pela luz natural, por seu caráter efêmero e transformador. Em seus estudos, realiza diversas versões de um mesmo tema, buscando diferentes condições atmosféricas – mais tarde, Claude Monet potencializaria esta rotina, em suas famosas séries. Em alguns dos quadros de Constable, a paisagem – especialmente a humana – é retratada com incrível riqueza de detalhes. Em outras obras, suas pinceladas são mais rápidas e expressivas, aproximando-o do movimento impressionista. Experimentou, portanto, diversas técnicas, e ajudou a consolidar a pintura de paisagem como uma nobre e rentável forma de arte.

Salisbury Cathedral From the Meadows, 1831

Salisbury Cathedral From the Meadows, 1831

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Close
Facebook login by WP-FB-AutoConnect