Georges Seurat | Biografia

Georges Seurat Biografia, Pintor Seurat

Biografia do pintor francês Georges Seurat

Georges Seurat, pintado por Charles Maurin

Georges Seurat, pintado por Charles Maurin

Georges Seurat nasceu no dia 02 de dezembro de 1859, em Paris, filho de Antoine Chrysostome Seurat, um funcionário público, e Ernestine Faivre. Um tio de Georges Seurat, Paul Haumonté-Faivre, era pintor amador, e incentivou o sobrinho a seguir carreira na pintura. Após estudar em algumas escolas de desenho, Georges Seurat ingressa, em 1877, na Escola de Belas-Artes de Paris. Seus estudos são interrompidos pelo serviço militar, em 1879. De volta a Paris, no ano seguinte, não retoma a formação acadêmica.

Aplicado e metódico, Georges Seurat interessa-se tanto pelo estudo dos grandes mestres quanto pelas investigações no campo da ótica e geometria aplicadas à pintura. Sua tela, Tarde de Domingo na Ilha de La Grande Jatte, é o marco inicial do movimento neo-impressionista francês.

Tendo seus quadros recusadas pelo tradicional Salão de Paris, Georges Seurat é um dos fundadores da “Sociedade dos Artistas Independentes”, que organiza exposições de arte voltadas para novas tendências estéticas. A primeira exposição do grupo, o Salão dos Independentes, ocorre em 1884, e ajuda a difundir as ideias do neo-impressionismo.

Georges Seurat faleceu em Paris no dia 29 de março de 1891. As causas de sua morte jamais foram plenamente esclarecidas – aponta-se meningite, pneumonia, angina infecciosa e difteria como as possíveis enfermidades. Na época de seu falecimento, Georges Seurat pintava a obra “O Circo”, deixada inacabada.

Mais informações sobre Georges Seurat:

Que tal responder algumas perguntas e ajudar o Abstração a ser cada vez melhor? É rápido! Clique aqui!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Close
Facebook login by WP-FB-AutoConnect