Pablo Picasso | Fase Azul e Fase Rosa

Fase azul e fase rosa de Pablo Picasso

Obras da fase azul e fase rosa de Picasso

Self Portrait, 1901

Self Portrait, 1901

Veja também:
Biografia e curiosidades sobre Pablo Picasso

Pablo Picasso possuía um grande amigo chamado Carlos Casagemas, que também era pintor. Em 1901, os dois amigos viajaram para Paris, para conhecer o que na época era a capital do mundo das artes. Após um amor não correspondido, Casagemas se matou com um tiro.

Picasso ficou extremamente abalado com a tragédia. Provavelmente influenciado por este fato, sua pintura adquiriu, entre os anos de 1901 e 1905, temáticas melancólicas e obscuras. No estudo de sua obra, convencionou-se chamar este período de “fase azul”.

Picasso retrata criaturas solitárias e marginais: prostituas, mendigos, doentes e loucos. Seus corpos são rígidos e secos, excessivamente alongados.

Em 1904, Picasso muda-se definitivamente para Paris, e apaixona-se por Fernande Olivier. Este convívio amoroso, somado a uma viagem empreendida pelo casal para os Pirineus, onde Picasso estudou novas soluções pictóricas, inaugurou uma nova fase em sua trajetória artística: a “fase rosa”, que vai de 1905 a 1907.

Embora ainda se mantenha certo tom contemplativo, Picasso aquece os tons de suas matizes em traços de rosa, vermelhos e ocres. Buscando uma pintura mais lírica, retrata artistas de circo, atores e saltimbancos. Esta fase também é conhecida como “fase dos arlequins”.

  • Retratos de Carlos Casagemas

  • Obras da Fase Azul de Picasso

  • Obras da Fase Rosa de Picasso

Que tal responder algumas perguntas e ajudar o Abstração a ser cada vez melhor? É rápido! Clique aqui!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Close
Facebook login by WP-FB-AutoConnect