Anita Malfatti | Obras

Anita Malfatti obras, pinturas de Anita Malfatti

Obras de Anita Malfatti

Veja também:
Biografia e curiosidades sobre Anita Malfatti

  • 1. O Farol (1915):

    Este quadro foi pintado por Anita Malfatti durante o seu período de estudante de artes nos Estados Unidos. Anita foi aluna de Homer Bross, que incentivava seus alunos a pintarem com total liberdade de criação. Em “O Farol”, Anita Malfatti afirma o seu gosto pelas cores abundantes e descompromissadas e seu estilo expressionista.

    O Farol, 1915

    O Farol, 1915

  • 2. A Boba (1915-1916):

    Anita Malfatti possuía uma predileção pelos retratos, onde exaltava a expressão de seus modelos. Em “A Boba”, a artista compõe no primeiro plano uma figura angulosa e assimétrica, elaborada com pinceladas gestuais e cores irregulares.

    A Boba, 1915-1916

    A Boba, 1915-1916

  • 3. O Homem Amarelo (1915-1916):

    Esta tela expressionista foi exibida na exposição individual de Anita Malfatti no Brasil, datada de 1917. Atraiu a repulsa de críticos como Monteiro Lobato e a simpatia de jovens intelectuais e artistas, como Di Cavalcanti, Menotti Del Picchia, Oswald e Mário de Andrade. Com eles, organizaria a Semana de Arte Moderna de 1922.

    O Homem Amarelo, 1915-1916

    O Homem Amarelo, 1915-1916

  • 4. Mulheres de Argel em seus Aposentos (after Delacroix) (1928):

    Em 1923, Anita Malfatti ganha uma bolsa do Governo do Estado de São Paulo para estudar artes na França. Segundo a Lei do Pensionato, os artistas deveriam enviar a São Paulo, como prova de seu aperfeiçoamento técnico, duas cópias de mestres reconhecidos, além de uma obra original. Uma das obras enviadas por Anita Malfatti foi esta cópia da obra de Eugène Delacroix.

    As Mulheres de Argel, 1928

  • 5. La Chambre Bleue:

    Após a viagem para a França, verifica-se na obra de Anita Malfatti um retorno à ordem, em quadros mais tradicionais se comparados aos vigorosos trabalhos realizados na década de 1910. A busca por uma arte mais pura e clássica decepciona os amigos modernistas, especialmente Mário de Andrade.

    La Chambre Bleue

    La Chambre Bleue

  • 6. Festa de São João com Guirlandas:

    No final de sua trajetória artística, Anita Malfatti dedica-se as paisagens do interior do Brasil e as telas que retratam tradições culturais do povo brasileiro.

    Festa São João com Guirlanda

    Festa São João com Guirlanda

Que tal responder algumas perguntas e ajudar o Abstração a ser cada vez melhor? É rápido! Clique aqui!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Close
Facebook login by WP-FB-AutoConnect