Manuel da Costa Ataíde | Biografia

Biografia do pintor Mestre Ataíde, artista do barroco brasileiro

A vida de Mestre Ataíde, biografia de Mestre Ataíde

Ascensão de Cristo, de Mestre Ataíde

Ascensão de Cristo, de Mestre Ataíde

Veja também:
Obras de Mestre Ataíde

Manuel da Costa Ataíde, mais conhecido como Mestre Ataíde, nasceu na cidade de Mariana, Minas Gerais, tendo sido batizado em 18 de outubro de 1762. Filho de um capitão português, seguiu, durante certo tempo, carreira militar, atingindo os postos de sargento e alferes. Pouco se sabe sobre sua formação artística. Suas primeiras obras documentadas datam de 1781.

Mestre Ataíde trabalhou como pintor de painéis, dourador, pintor de imagens e talha, desenhista e ilustrador. Suas obras, classificadas como barrocas, destacam-se pela utilização de cores puras e contrastadas, especialmente tons de azul. Seus anjos, madonas e santos, muitas vezes, apresentam traços mestiços.

Mestre Ataíde pertenceu à terceira geração de pintores mineiros. Durante o século XVIII, o ouro e pedras preciosas das Minas Gerais financiaram um dos períodos mais ricos da arte brasileira, sendo a Igreja Católica o principal mecenas deste Brasil colonial. Praticamente toda a pintura produzida por Mestre Ataíde é sacra, tendo como objetivo ilustrar os dogmas fundamentais da fé católica.

O pintor mineiro faleceu em Mariana, no dia 2 de fevereiro de 1830. Considerado um dos pintores de maior destaque do século XVIII a atuar no Brasil, Mestre Ataíde exerceu grande influência sobre os artistas de sua região, através de numerosos alunos e seguidores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Close
Facebook login by WP-FB-AutoConnect