Manuel da Costa Ataíde | Obras

Manuel da Costa Ataíde obras, pinturas de Manuel da Costa Ataíde

Obras de Mestre Ataíde

Veja também:
Biografia e curiosidades sobre Manuel da Costa Ataíde

  • 1. Abraão Adora os Três Anjos (1799):

    A obra de Mestre Ataíde é influenciada diretamente pela tradição artística europeia. Na impossibilidade de ver pessoalmente as pinturas dos grandes mestres, Mestre Ataíde utilizava-se de reproduções em gravuras, prática comum a todos os artistas coloniais. “A Visita dos Anjos a Abraão” deriva de gravuras publicadas em Paris por Michel Demarne.

    Abraão Adora os Três Anjos, 1799

    Abraão Adora os Três Anjos, 1799

  • 2. Ascensão de Cristo:

    Pintada na Matriz de Santo Antônio, em Santa Bárbara, “Ascensão de Cristo” é uma das primeiras obras de Mestre Ataíde no gênero ilusionístico. Colunas, pedestais e falsos pilares são pintados, como uma continuação da arquitetura da Igreja, e ligam-se a um medalhão central, que representa uma cena divina.

    Ascensão de Cristo, de Mestre Ataíde

    Ascensão de Cristo, de Mestre Ataíde

  • 3. Glorificação da Virgem (1801-1812):

    Obra mais famosa de Mestre Ataíde, foi pintada no teto da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Ouro Preto. A Virgem Maria e alguns dos anjos apresentam traços mestiços.

    Glorificação da Virgem, 1801-1812

    Glorificação da Virgem, 1801-1812

  • 4. Assunção da Virgem (1823):

    Mestre Ataíde, usualmente, é classificado como um pintor barroco. Na escolha dos materiais, prima pelo luxo ostensivo e opulência das cores. Seus desenhos e composições são bastante dinâmicos e ricos em simbolismos. “Assunção da Virgem” foi pintada no teto da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Mariana. Consta que a irmandade não apreciou a obra de Mestre Ataíde, e contratou outro artista para repintar a composição.

    Assunção da Virgem, 1823

    Assunção da Virgem, 1823

  • 5. A Última Ceia, 1828

    Derradeira obra documentada de Mestre Ataíde. O artista pinta um tema grave com elementos anedóticos, que humanizam a passagem bíblica. Assim, serviçais auxiliam os apóstolos e há ossos de carneiro sobre a mesa – detalhe censurável, devido a restrição de consumo de carne no período da Quaresma.

    A Última Ceia, 1828

    A Última Ceia, 1828

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Close
Facebook login by WP-FB-AutoConnect